A Unidade Escolar João Cândido, na localidade Porcos, município de Murici dos Portelas, realizou neste sábado dia 21 de maio, o primeiro projeto a ser realizado na escola, “Hábitos de Higiene e Saúde”.
Existem diversas medidas que podemos adotar para prevenir doenças, tanto para não nos contaminarmos quanto para não disseminá-las para outras pessoas. Entre essas medidas estão os hábitos de higiene pessoais, e aqueles com objetos e ambientes. Essas práticas ajudam a prevenir o contato das pessoas com agentes patógenos, como vírus e bactérias. Também evitam a proliferação deles, bem como eliminam aqueles que já possam estar em contato conosco, seja depositados na pele, nas roupas ou superfícies. Com isso, a escola municipal João Cândido juntamente com toda a equipe escolar, como professores, coordenadores e alunos apresentaram o projeto que veio conscientizar sobre a importância dos hábitos de higiene que todos devemos ter para termos uma vida mais saudável.
Os hábitos de higiene são todas as medidas, ações e práticas que adotamos com o intuito de evitar doenças e preservar a saúde. Eles são praticados rotineiramente, afinal, envolvem atividades de cuidado com objetos e o ambiente.
Dayane Portela, a diretora da escola Unidade Escolar João Cândido, convidou as secretarias municipais de Educação e Saúde para que pudessem também falar da importância do projeto, mostrando a importância dos hábitos de higiene e da aprendizagem baseada em projetos, sendo uma metodologia que leva a busca pelo conhecimento para além da sala de aula.
A Unidade Escolar João Cândido vem promovendo a aprendizagem dos alunos com aulas diferenciadas, metódicas, baseadas em projetos, sendo uma metodologia que oferece ao estudante a possibilidade de se engajar de forma profunda nos conteúdos trabalhados em sala de aula, estimulando a curiosidade dos educandos. A aprendizagem baseada em projetos é de suma importância, feita para dar aos estudantes a oportunidade de desenvolver conhecimentos de “projetos” ou desafios que exigem habilidades úteis na vida real.
Dr. Hudson, convidado pela escola relatou, “A higiene bucal é um dos cuidados pessoais mais importantes na presença de males como cáries, gengivite, mau hálito (halitose), tártaro, sensibilidade, periodontite, e ainda, o uso regular de fio dental e pasta de dente proporcionam um hálito fresco e um sorriso mais bonito, coisas que fazem muito bem para autoestima.”
O Projeto contou também com a participação do Secretário Municipal de Educação, Luís Carlos, que parabenizou todos os envolvidos no Projeto a ser realizado pela escola com grande desenvoltura. O secretário municipal de educação falou do engajamento dos estudantes nas atividades que foram apresentadas, sendo um fator muito importante no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos.
Ana Cristina, Secretária Municipal de Saúde, também esteve presente no evento escolar congratulando os alunos pela ação em realizar o projeto que é de grande valia na conscientização da saúde e higiene. O Projeto é um meio pedagógico onde gera excelentes resultados, sendo uma forma criativa não só para as os alunos, mas também para os professores, ajudando os educandos a pesquisar, estudar, argumentar, refletir e expor suas ideias.
O Projeto “Hábitos de Higiene e Saúde” propôs aos professores à criar oportunidades, utilizando diferentes métodos, adequando-os à realidade da sala de aula de cada turma. O projeto desenvolvido pela escola propiciou a junção entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja significativa, sendo uma forma lúdica de ensinar.
Jordana Rocha, educadora física convidada pela escola falou da importância da Educação Física no espaço escolar. A educadora conscientizou sobre os impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial, sendo atarvés da Educação Física os alunos desenvolvem confiança, promovendo um estilo de vida ativo e saudável, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.