Chaguinha da Saúde é eleita prefeita de Murici dos Portelas

Francisca das Chagas Correia de Sousa, Chaguinha da Saúde (PSD), foi eleita prefeita do município de Murici dos Portelas neste domingo, dia 13 de março, em eleições suplementares. Ela teve 55,35% (2.422) dos votos e disputou o cargo com Auridea Santos Portela, que recebeu 44,65% (1.954) dos votos. 

As eleições aconteceram após a cassação da ex-prefeita Ana Lina (PSD) e o seu vice-prefeito Zeca Tote, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 4 mil pessoas voltaram às urnas neste domingo para eleger a nova prefeita de Murici dos Portelas.

Chaguinha da Saúde deve ser diplomada até o dia 04 de abril, segundo o TRE. Até o momento, o presidente da Câmara Municipal de Murici dos Portelas, Raimundo Mutuca (PSD) exerce interinamente o cargo de prefeito.

Cassação

No dia 04 de novembro os ministros do TSE, em decisão unânime, acompanharam o relator da matéria, ministro Carlos Horbach, e acordaram que a Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020 ainda estava casada com o então prefeito reeleito daquele município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal, que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do executivo.