História

Um pouco da História de Murici dos Portelas

De acordo com a lei estadual nº 4810, de 14 de dezembro de 1995, o local foi promovido à categoria de distrito e de município, sendo assim desmembrado dos municípios de Esperantina, Buriti dos Lopes e Joaquim Pires.[6] Mas a verdade é que a história do Murici começa muito antes disso. De acordo com o Prof Elione Sales, que fez inúmeras pesquisas sobre a origem do município, a história desta encantadora cidade começa em meados de 1800 quando o Sr. Francisco José de Oliveira Portela chega na região e começa a demarcar território, criando uma poderosa fazenda. Com o tempo começou a se formar uma pequena vila que no século XX tornou-se município de Buriti dos Lopes, fazendo com que os herdeiros perdessem muito poder na região, mas trouxe muitos benefícios.

O que favoreceu bastante a emancipação da cidade, foi a gestão do Então prefeito de Buriti dos Lopes na época, Guilherme Portela, que foi levando água, luz e favorecendo assim, o seu desmembramento.

Hoje com quinze anos de idade ainda encontra-se como uma das cidades mais pobres do Piauí, pelo seu pouco desenvolvimento social.

wikipédia