É REALIZADO A 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MURICI DOS PORTELAS

A 10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada com grande êxito nesta terça-feira (08) na cidade de Murici dos Portelas, depois de dias de debate sobre o tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Onde, participaram da programação, que aconteceu no auditório do Centro de Eventos, funcionários da Secretaria Municipal de  Assistência Social, as Associações APAE e o Projeto Raio de Esperança, secretária de saúde Ana Cristina, secretário municipal de educação Luís Carlos, secretário de esporte Lucas Escórcio e a secretária de agricultura Ritinha.

A Conferência tinha como objetivo a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. É notório que as conferências têm caráter deliberativo, ou seja, definem extrema relevância pública, e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e finalizar o cumprimento de suas deliberações.

A secretária municipal de assistência social, Gessyca Carvalho  dos Santos Escórcio, exaltou, da grande importância do evento que é muito importante esses momentos, onde são discutidos todas as políticas públicas de Assistência Social que tem por finalidade trazer melhorias para o município através dessas discussões que acontece de forma positiva.

Confira os cinco eixos da Conferência de Assistência Social deste ano:

EIXO 1 – FINANCIAMENTO: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: universalização do acesso e

a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e

EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.