PRO Alfabetização na Idade Certa – Murici dos Portelas

O lançamento das propostas de formação de professores e de gestores do PRO Alfabetização na Idade Certa, realizado neste sábado, dia 04 de maio, apresentado na escola municipal Pedro Américo de Sousa, onde o encontro do Programa, contou com a ilustre presença da prefeita municipal Chaguinha da Saúde, o secretário de educação, Luís Carlos, professora Angela, coordenadora do Projeto e as formadoras Ana Damasceno e Quesia Santos.

Prefeita Municipal de Murici dos Portelas, Chaguinha da Saúde.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, lançado em 24 de maio de 2021 para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

 

No encontro, o Secretário Municipal de Educação, Luís Carlos falou da importância e objetivo do Projeto Pro Alfabetização, sendo um dos maiores projetos de alfabetização da história do Piauí, surgindo com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria de Estado de Educação, fornecerá aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê também, formação continuada para gestores de escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização.

Secretário Municipal de Educação, Luís Carlos recepcionando à todos os convidados e falando da importância do Projeto Pro Alfabetização na Idade Certa.

Considerando os desafios impostos às redes de ensino e à aprendizagem das crianças do Piauí, em decorrência da pandemia da COVID-19, as propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade e com a realidade da educação piauiense, endereçando as principais lacunas de ensino do Estado e assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens.

Professora Angela, coordenadora; PRO Alfabetização na Idade Certa.

No encontro, que pôde contar com a participação de professores da rede municipal, onde todos estavam atuantes em seus comentários, participativos, mostrando engajamento e convictos dessa grande parceria, tendo a certeza dos objetivos satisfatórios que serão alcançados.

“O PRO Alfabetização na Idade Certa, é de suma importância, sendo uma grande iniciativa insólita para educação pública em nível estadual, com um elo que só tem a crescer, alcançando grandes resultados em torno do propósito de alfabetizar.” Relatou a diretora da escola municipal, Valdenice.

 

Valdenice de Moraes Sousa; diretora da escola municipal Pedro Américo de Sousa.

Alfabetização abre portas para o mundo dos saberes e da cidadania, ela é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano pleno. A alfabetização consiste no processo de aprendizagem que resulta na aquisição das habilidades de operar números, de ler, compreender e escrever textos.

Com este processo os alunos adquirem ferramentas imprescindíveis para interpretar, criticar, ressignificar e produzir conhecimento. Os aprendizados da leitura e da escrita são, portanto, precursores do desenvolvimento da criticidade e autonomia do estudante.

Se alfabetizar é o primeiro passo de um caminhar intenso de aprendizados, por isso é um processo tão importante. É interessante que ele ocorra até o segundo ano do Ensino Fundamental, para que a criança posso avançar com tranquilidade em sua trajetória estudantil.