SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MURICI DOS PORTELA REALIZA FORMAÇÃO DO PROGRAMA PRO ALFABETIZAÇÃO

Neste sábado, dia 13/08 a Prefeitura de Murici dos Portelas por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou à seu quadro de professores uma formação através do Programa Pro Alfabetização na Idade Certa. O Programa que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, objetiva implementar em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos com autonomia.

Na formação, que aconteceu na Unidade Escolar Pedro Américo de Sousa, o secretário municipal de Educação, Luís Carlos, deu abertura ao grande encontro, falando da importância do Programa que é proporcionar ao docente uma formação continuada cuja finalidade primordial é a alfabetização de crianças aos seis anos de idade, onde este migre na primeira série do ensino fundamental.

O coordenador do Programa e as professoras formadoras pautaram em relação a grande importância da formação realizada, proferindo que alfabetizar uma criança significa proporcionar-lhe um contato direto com mundo da leitura e escrita, assim, alfabetizando-a num processo cujo objetivo relaciona-se à construção do conhecimento, tornando a criança apta no processo de ensino e aprendizagem.

A formação, realizada pela secretaria municipal de educação pode contar com a presença da prefeita, Chaguinha da Saúde, que compareceu ao encontro dando importância ao evento realizado com grande êxito pelos professores que estavam presentes. Onde era evidente a empolgação dos educadores mostrando positividade ao programa ao compreenderem que o programa de Alfabetização na Idade Certa oportuniza recursos didáticos com subsídios para formação integral e a prática pedagógica, na certeza que colherão bons resultados satisfatórios, fazendo com que os educandos insiram-se no mundo da leitura e interpretação de texto, tendo também conhecimento e habilidades matemáticos.

E acreditando na capacidade e dedicação dos professores muricienses, pode-se ter a plena certeza que o Programa será muito bem executado, obtendo bons resultados, onde será desenvolvido diversas metodologias, para que a alfabetização se constitua de fato como uma modalidade essencial para a promoção dos alunos nas séries iniciais, período em que a criança tem a curiosidade para aprender coisas novas e descobrir o mundo a sua volta. Nesse sentido, a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental é essencial para que estes profissionais tenham sucesso no processo de ensino e aprendizagem.